domingo, 19 de abril de 2009

intenet pela rede elétrica


essa tecnologia já existe desde 2001 mas só agora todo mundo tá falando sobre isso, mas a final de contas: o que é essa tal internet banda larga pela rede elétrica? como vai funcionar? quanto vai custar? quando vai chegar?

eu já havia lido algo sobre e visto algo na tv, mas nada muito relevante e ainda fiquei com muitas dúvidas, então hoje dei uma vasculhada no google e vou tentar resumir o que achei aqui sem muita enrolação só falando dos assuntos mais relevantes.

porquê todo mundo só esta falando disso agora se a tecnologia funciona há tanto tempo?

a imprensa só está falando disso agora porque só agora a anatel regulamentou o serviço aqui no brasil.

quais são as vantagens dessa nova tecnologia?

  • bem para começar podemos falar sobre velocidade que costuma ser a coisa mais interessante quando escolhemos um plano de Internet, a velocidade pode atingir até incríveis 200 Mb/s,
  • a segunda coisa que a gente procura é o preço, bem eu posso dizer que vai custar barato para as empresas que proverem o serviço, provavelmente vai ser o mesmo para os consumidores (não garanto),
  • terceira coisa: vai permitir múltiplos pontos adicionais na mesma casa, cada tomada vai ser um ponto adicional,
  • quarta vantagem, a rede elétrica alcança 97% da população, o que pode garantir a chegada da internet até a regiões um pouco mais remotas.
como vai funcionar?

existem duas maneiras, a mais provável é que as concessionárias se unam às provedoras de internet que passarão a ter a internet via rede elétrica como uma opção de plano, mas para isso acontecer pode demorar um pouca já que a anatel ainda vai regulamentar as regras para o serviço, a segunda maneira é de as próprias concessionárias proverem internet banda larga que será cobrada em uma só conta junto com a luz elétrica. (essa segunda maneira eu acho mais difícil uma vez que é mais barato para as concessionárias se afiliarem às provedoras do que criar toda uma infraestrutura para prover o tal serviço.)

o que falta?

além do já citado (a anatel definir regras para o serviço) em termos de hardware falta a instalação de roteadores nos postes que por exemplo irão direcionar a transmissão de dados, entre outros ítens, além disso precisa ser aprovado também pela aneel, cuja a proposta já está em discussão.

que empresas estão interessadas?

por enquanto a única empresa que eu li sobre foi a cemig que disse que iria disponibilizar o serviço em dois longos anos.

existe a chance dessa tecnologia nunca chegar por aqui?

sim, acontece que muita gente acha inviável o uso dessa tecnologia, uma vez que por exemplo cabos elétricos absorvem sinais de alta frequencia, senda assim o cabo não pode levar internet a longas distancias, os medidores de energia (relógios de luz) atuais bloqueiam a alta frequencia, entre outros, porém já existem pessoas pensando em resolver todos esses problemas, agora é esperar na torcida, pois se der certo essa tecnologia vai resolver um montão de problemas...


Um comentário:

  1. porra tomara que seja uns 200mb memso quero baixar jogos e filmes rapidinho...

    ResponderExcluir