segunda-feira, 31 de agosto de 2009

projeto natal e a evolução dos joysticks

desculpem pelo aparente abandono do blog, digamos que foi meu período de "férias" porque nas ultimas semanas eu tenho publicado mais posts do que o de costume (entenda "férias" como estudar a semana inteira como um condenado para as recuperações semestrais) mas acho que as coisas vão ficar mais tranquilas agora, o mais interessante é a quantidade de coisas que aconteceram enquanto eu fiquei fora: o belchior sumiu, a apple lançou um novo iphone, o sarney voltou....

alguém aí já ouviu falar do projeto natal da microsoft? talvez tão ou mais revolucionário que o Wii, vou fazer uma coisa diferente neste post, antes de explicar o que diabos é o projeto natal eu vou falar um pouco sobre a evolução dos joysticks, desde a sua primeira implantação nos games até o projeto natal da microsoft, mas se você acha que saber disso não vai mudar a sua vida em nada (você está certo!), está de saco cheio ou sem paciência (o que é a mesma coisa?) de ler isto tudo até chegar a parte interessante você pode pular logo para a parte do projeto natal lá em baixo com a fonte em vermelho



Atari 2600

o primeiro joystick apareceu por volta de 1977 com o Atari 2600, ele era baseado nos joysticks presentes em aeronaves e só tinha um botão (conhecido como botão fogo), foi sucedido pelo atari 5200 que foi um fracasso.



NES

1985, essa é a estreia da nintendo na história dos joysticks, esse joystick têm elementos usados até nos joysticks de hoje (as teclas direcionais e os botões start e select por exemplo) ele é uma peça histórica e totalmente inovador para aquela época.


SNES ou Super Nintendo

ahhh,quem não se lembra? foi nesse joystick que eu vivi as maiores aventuras da minha infancia, pois foi nele que apareceram pela primeira vez os "botões de ombro" que no playstation ficaram conhecidos como botões R e L, além disso outros dois botões de ação foram acrescentados.




Nintendo 64

a nintendo não parou mais de inovar, a novidade agora é a alavanca analógica, o rumble pak que permite que o joysticks vibre, e o novo formato que dizem, lembra a um tridente, foi lançado em 1996.




http://www.syntaxerror.nu/joy040.jpg

Dreamcast

em 1999 o ultimo videogame da sega foi chamado de "a frente da sua época"e tinha recursos de jogos online, o joystick inovou pela pequena tela LCD e pela entrada de cartões de expansão no joystick que acabou não colando mas o console em si marcou época e poderia ter salvado a sega se um tal de playstation não aparecesse...

Playstation

apesar da importância deste console o seu joystick não trouxe nada novo ou original, como vimos todas as suas funções foram copiados inclusive o playstation 2 foi baseado no super nintendo que vimos acima e mais ainda, o playstation iria ser lançado pela nintendo que desistiu do projeto que havia encomendado à sony, esta por sua vez decidiu lançar o videogame por conta própria, apesar de ter sido lançado originalmente em 1995 nos Eua vamos usar o ano 2000 (lançamento do PS2) como a data em que o PS começou a mudar as nossas vidas.

http://faqsmedia.ign.com/faqs/image/article/709/709912/wii_controller_480.jpg

Wii

dando um salto de 7 anos chegamos a mais nova plataforma da nintendo, o Wii, que não poderia de jeito nenhum deixar de entrar para a nossa humilde lista, o primeiro console a explorar os nossos movimentos e nos dar uma experiencia mais real de jogo. o joystick cria um novo jeito de jogar e a nintendo inova mais uma vez.



Projeto natal

Finalmente chegamos ao que realmente interessa, assista o vídeo acima e tira as suas próprias conclusões, bem, é o tipo de propaganda que eu odeio, nela todo mundo está feliz, e o tempo todo sorrindo, é simplesmente a família perfeita. mas enfim vamos ao que importa, esse post todo só para dizer que o joystick do futuro simplesmente não existirá, para quem não conseguiu entender o vídeo acima (aqueles cujo QI é negativo), o projeto natal consiste em uma câmera, um sensor de profundidade, um microfone e um processador que identifica e compreende estímulos visuais e auditivos e os transforma em comandos para o jogo, não há joysticks, e a sua interação é total, você não precisa dizer comandos pré definidos, você só precisa se comunicar normalmente, ele será um acessório para o xbox da série 360, legal né, o melhor de tudo isso é que o nome projeto natal (project natal) leva o nome de uma capital brasileira, cidade natal do responsável pelo projeto, o brasileiro Alex Kipman. o produto deve chegar as lojas no final do ano que vem mas já está revolucionando a maneira como vamos interagir com os nossos jogos daqui para frente, caso você ainda não esteja impressionado eu quero que você veja só mais um vídeo, logo abaixo, fala sobre o projeto milo dentro do projeto natal, milo é um garoto virtual que é capaz de conversar e interagir com qualquer pessoa, reconhecendo as emoções através da sua voz. e agora? qual será o próximo avanço?

2 comentários:

  1. eu não gostei muito do Projeto Natal... claro que para alguns jogos será divertido... mas é difícil imaginar alguém jogando um jogo como god of war, devil may cry, ninja gaiden, etc, num tipo de aparelho como esse.

    ResponderExcluir
  2. e tb tem aquela emoção que só o joystick dá.

    mas em compensação, sabe aquela de a gente estar jogando e de repente chega algum apressado arrastando o fio com o console junto?

    aposto q isso jah deve ter acontecido c vc

    e acredito dq depois d um tempo a gente acaba se acostumando

    vlw douglas

    ResponderExcluir