terça-feira, 24 de novembro de 2009

google wave


Desculpem pelo atraso, fiquei acho que mais de uma semana sem postar nada, estava preparando algumas coisinhas para o blog, no ultimo post eu disse que eu era uma das 100.000 pessoas em todo o mundo escolhidas pela google para curtir antes de todo mundo o novissimo Google Wave, eu passei alguns dias analizando o google wave e preparando o que eu iria escrever para vocês sobre o Wave,

bem, vou começar, um grupo de desenvolvedores do Google na austrália criou um projeto em que eles imaginavam como seria o e-mail se ele fosse criado baseado em nossas necessidades hoje e não 20 anos atrás, o que eles imaginaram era um ambiente wiki (onde várias pessoas podem colaborar em um projeto), onde você poderia conversar com vários amigos em tempo real (como um mensageiro instantâneo), e contar com a ajuda de robôs para te auxiliar em várias tarefas, esses robôs são capazes de traduzir em tempo real uma conversa, twittar automaticamente o que você estiver fazendo, fazer contas, procurar termos na wikipedia para você, enfim, eles podem interagir com você como se fossem amigos (mas não se deixe enganar, a skynet está aí!) e trazer informações de fontes externas ao google Wave que é uma espécie de mistura entre Orkut, MSN (agora Windows Live Messenger), twitter e ainda mais que isso.

para ilustrar o que é possível fazer no Wave eu vou usar o exemplo de dois amigos, um é alemão e o outro é judeu, eles estão conversando sendo que o judeu está falando em hebraico e o alemão... ...em alemão, oras! apesar de ambos não saberem bulhufas (ainda se usa esse termo?) da lingua falada um do outro eles conseguem se entender graças à ajuda da rosie (numa referência clara à pedra de roseta, se sua ignorancia não te permite entender a ultima frase clique na palavra "pedra de roseta", não nesta), e ainda mais, caso o judeu queira mais opiniões ele pode chamar para a wave (ou conversa como preferir) seus dois amigos, um americano e um afegão. mais ainda, todos eles poderiam juntos poderiam editar um projeto numa espécie de wiki entre amigos.

existem também gadgets ou extensões que são aplicativos para serem implementados numa wave que pode por exemplo permitir que você jogue xadrez com seus amigos, ou localize a sua casa pelo google maps (o que é uma função muito útil, principalmente para o afegão terrorista) e mais, muuuuuito mais,

o melhor disso tudo é que você pode criar gadgets ou robôs, isso por que o wave é todo aberto para desenvolvedores, caso você seja um nerd e tenha tempo de sobra para trabalhar de graça para uma empresa milionária, tá aí a dica,

esse preguiçoso aí em baixo sabe explicar o google wave beeem melhor do que eu:



caso você ganhe um convite, você pode acabar se deparando com um vazio que é a primeira impressão deixada pelo google wave, (que está todo em inglês ainda), a principal pergunta é: e agora, o que é que eu faço, o que você vai encontrar é:


Clique na imagem para ampliar

nesta imagem você vai ver a primeira conversa que eu tive no wave que foi com o bruno (o sem foto) eu (o da foto do cachorro e o wikify, que é um robô que procura termos na wikipédia, ele é meio chato, lá em cima à esquerda você vê as lista de navegação onde suas waves estão, é bem parecido com o e-mail, porque tem a caixa de entrada, caixa de saída, spam, etc... abaixo dela tem a sua lista de contatos, a minha por enquanto só tem três pessoas, (dois deles são robôs), no meio é a sua lista de waves, caso você tenha selecionado na lista de navegação a sua caixa denetrada a janela do meio vai mostrar as waves enviadas à você, caso tenha selecionado a caixa de saida você verá as waves que você enviou e etc... a janela ao lado mostra a wave selecionada na lista ao lado dela (a que eu acabei de citar).

curtir a wave sozinho não é muito legal não, bom é quando você tem um monte de amigos lá, aí fica bem legal. eu ainda tenho os cinco convites aqui mas é como diria alguém importante, tão importante que o nome eu não me lembro agora:

aquele que quiser andar sobre as ondas deve virar seus olhos
(sinistro não?)

Um comentário:

  1. "Analisando" é com S porra...

    Muito sinistra a última frase.. Eu podia até pensar que é um ARG...

    ResponderExcluir