sábado, 9 de maio de 2009

lost

(update: consertei alguns erros na postagem)
como todo fã assíduo da serie eu também tenho minhas teorias sobre os principais enigmas da série, então decidi listar hoje aqui 14 perguntas e minhas teorias que podem servir de respostas, e perguntas que acredito que os autores nunca responderão, quanto a spoilers acho meio difícil ter aqui pois só assisti até a 4ª temporada e só o 1° episódio da quinta então se tiver alguma coisa que eu julgar ser um spoiler da quinta temporada vai aparecer com a cor azul. ok?

1. o que é a ilha?

a ilha pode servir de várias coisas dependendo dos interesses de quem a deseja mas no geral para mim a ilha é uma base para um conjunto de laboratórios da dharma, que estudava os princípios da física quântica (principalmente a parte de viajar no tempo), porém o projeto de estudar o tempo foi abandonado quando ben matou todos (ou quase todos) da iniciativa dharma e então o propósito de todos passou a não ser mais estudar o tempo mas passar a cumprir o destino escrito pela ilha para todos eles. já foi declarado que o principal foco da série não é a ilha, a ilha é só onde tudo acontece e não o "personagem" principal.

2. por quê a ilha é tão importante?

a ilha está localizada em locais propícios para o estudo do tempo/espaç
o, além disso na ilha está enterrado um objeto que guarda muita energia, talvez seja o responsável pelas propriedades exclusivas da ilha.

3. a ilha é viva?

talvez, segundo a minha teoria a ilha de alguma forma tem o poder de controlar e manipular as pessoas que têm alguma relação com a ilha (leia a resposta para "quem é Jacob?"), talvez a ilha não é especial somente por suas propriedades mas também por que a ilha se manifesta de várias formas como se fosse o destino.


4. qual é o mistério por trás dos sobreviventes?

os sobreviventes não caíram na ilha por acaso, a ilha já controlava a vida deles desde o início, uma prova disso são os bad numbers que você pode ver nos flashbacks de antes deles caírem na ilha (leia a resposta para "o que são os bad numbers?"), outro motivo seria que o aaron teria nascido para liderar os "outros" no futuro, isto é, ele nasceu para isso (leia "qual é o futuro e qual a importância de aaron para a ilha?"). acredito que cada um dos oceanic six têm uma missão para cumprir na ilha por isso não deveriam ter deixado a ilha.

5. o que são os bad numbers?

os bad numbers (4 8 15 16 23 42) são a marca da ilha na vida das pessoas que estão relacionadas a ilha, os bad numbers serviram de passaporte para os sobreviventes irem para a ilha, digo mais, acredito que cada um dos oceanic six tem uma relação com cada um dos seis grupos de números, digo mais ainda, existe um outro bad number que não está incluído na lista mas ele também é um bad number, e este número é... 108, por quê 108? a soma de todos os grupos de bad numbers dá 108 que também é o intervalo em minutos que o desmond tinha que digitar os números lá na segunda temporada, lembra?

na verdade esse palpite sobre os bad numbers é só uma teoria mesmo, a verdade sobre os bad numbers já foi respondida no ARG sobre a série,
A Hanso Foundation que fundou a Dharma Initiative contratou esse cara chamado Valenzetti para basicamente trabalhar nessa equação para determinar qual era a probabilidade do mundo acabar com a crise dos mísseis cubanos.

a verdade não tem tanta graça quanto eu eu queria que fosse mas fazer o quê né?

6. quem (ou o quê) é o Jacob?
jacob é uma manifestação da ilha em forma de gente. tudo o quê acontece na ilha já estava programado pela própria ilha, então de alguma forma a ilha precisa se manifestar para garantir que vai acontecer o que está programado, isto é o Jacob, mas a ilha não se manifesta só na pele do Jacob ma na pele de outros que aparecem na cabana e talvez na pele do próprio richard (veremos sobre isso mais tarde).

7. qual é a importância do aaron?
aaron é o bebê da Clear que atualmente (até aonde eu assisti) estava sob a guarda da Kate, em alguns episódios percebemos que o aaron tem uma certa importância na série, eu acredito que ele será um possível futuro líder na série e talvez substitua locke.

8.por que o richard não envelhece?

richard é um cara que aparece de vez em quando na ilha, em flashbacks e em flashforwards, porém ele tem um "dom" digamos assim, ele simplesmente não envelhece, temos uma resposta para isso também, o richard sempre aparece como alguém que está a serviço da ilha você pode perceber isso no final da quarta temporada, no episódio que fala sobre o passado de jonh locke, neste episódio aparece outra figura misteriosa que é mais raro de encontrar na série, é aquele enfermeiro que fala com jonh sobre "walkabout", eu acredito que ele e richard são a mesma pessoa, mais do que isso, ele e richard (que são a mesma pessoa) são manifestações do jacob que por sua vez é uma manifestação da ilha em forma de pessoa (que enrolo hein?), por isso o richard não envelhece.

9. o que é a fumaça preta que outrora já foi chamado de Lostzila?

a fumaça preta no início aparecia atacando os personagens, depois ele selecionava mais quem ele atacava, o que deixa óbvio que a fumaça preta era um mecanismo de defesa da ilha, no episódio 10 (ou cerca disto) da 4ª temporada ben mostra que o lostzila pode ser controlado, o que passa a fazer mais sentido, porém ninguém sabe ainda do que o lostzila é feito ou detalhes mais minuciosos, (alguns dizem que o lostzila é feito com a nano tecnologia (andaram assistindo demais o filme "o dia em que a terra parou")), mas para mim a fumaça preta é mais uma manifestação do Jacob que por sua vez é a manifestação da ilha em forma de gente.

10. a 6ª temporada vai responder a todas as nossas perguntas?
NÃO, desculpa a ignorância mas foi mais ou menos assim que damon lindelof falou em uma entrevista, (fala sério, você acreditava mesmo que tudo em Lost seria respondido em tão pouco tempo? só se no ultimo episódio eles descobrirem que tudo foi um delírio do jack ou do hurley, o que ainda é um final pra se pensar), isso não quer dizer que vamos ficar sem saber a verdade sobre o Jacob ou o Lostzila, mas nós não devemos fazer perguntas sobre detalhes sem importância.

11. o que acontecerá com o cachorro.
o vicent acompanha Lost desde a primeira temporada e vive sumindo na série, tomara que ele encontre um final digno pois ele se tornou uma ponta solta na série (pelo menos eu me importo com o quê acontece com ele)

12. por quê ben não guarda mágoas do Sayid?

Ben é um personagem que eu admiro na série, ele é o mais resistente e não passa 5 episódios sem levar uma bofetada ou um soco na cara, o mais importante, ele não guarda mágoas do tempo em que foi torturado por sayid, nem pelos socos que levou do jack, esse é um mistério que eu também gostaria de descobrir

13. o que é o urso polar que aparece na primeira temporada?
ora é um urso polar comum! bem se você quer saber como ele chegou lá eu diria que: sei lá, do jeito que o aquecimento global está avançado... (hehehe)

14. o quê é (ou era) aquela estátua de quatro dedos e porquê não está terminada?
bem, certamente alguém que não tinha nada o que fazer na ilha encontrou uma pedra sabão grande um canivete e deu vontade de fazer uma estátua,acredito que a resposta para a segunda pergunta já está no enunciado, o cara tava escupindo e decidiu se afastar para ver como tinha ficado, percebeu que a sua estátua só tinha quatro dedos e desistiu de fazer o resto ao perceber o seu erro! (ok, é claro que essa não é a resposta mas que foi criativa foi).

são essas as minhas teorias com respeito a série, espero que tenham gostado uma vez que eu trabalhei a semana inteira para escrever este especial, não se esquece de comentar lá em baixo, termino dizendo que Lost é aquela coisa: se você assiste demais o mais perdido na série acaba sendo você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário