domingo, 14 de novembro de 2010

4 propostas para o futuro do cinema


Qual foi a ultima sessão lotada do cinema que você já entrou? avatar talvez? mas antes de Avatar, num dia de semana, consegue se lembrar? o ultimo filme que você viu, foi no cinema, baixado ou na sessão da tarde? (risquei a ultima opção por respeito a vocês), pois bem, eu e você não somos os únicos a preferir assistir um blockbuster no conforto dos nossos pc's com a nossa barata pipoca-do-microondas e pagando R$ 0,00 de ingresso, e Hollywood tem sentido isso. com arrecadações cada vez menores o cinema tenta evitar que você baixe conteúdo ilegal te oferecendo experiências presentes somente nas salas. vamos te apresentar a algumas delas.

3D


Bem, todo mundo já conhece esta tecnologia, então por que estou falando dela, o que têm acontecido de diferente com esta tecnologia nos ultimos anos? bem, quem nunca teve aqueles óculos verde-vermelho de papelão quando era criança? Esta tecnologia já existe há um bom tempo né? mas há quanto tempo? na decada de 50 já existiam os tais óculos que permitiam ver a profundidade nas imagens de cenas preparadas para esta tecnologia, desde lá o 3D foi abandonado pelo cinema, tendo voltado a ser utilizado em filmes infantis há menos de 10 anos e sendo finalmente usado em um filme adulto (no bom sentido) em Avatar. uma consideração importante é que Avatar é um dos poucos filmes que usam o 3D durante toda a sua extensão isso por que por um motivo não ainda descoberto o 3D costuma deixar as pessoas tontas, enjoadas e com dor de cabeça em casos de exposição longa, por isso era comum que as cenas em 3D fossem apenas as de maior ação e efeitos visuais, mas James Cameron (diretor de avatar) reinventou o 3D com uma câmera inédita e que causa menos desconforto nos espectadores.


Daí para a frente começou a chover propostas de filmes em 3D adultos (no bom sentido) por conta da tecnologia aperfeiçoada por James Cameron, incluindo Alice no país das maravilhas, in the begining (um filme sobre genesis, em breve escreverei melhor sobre ele) entre muitos outros.


4D



Você já imaginou estar assistindo a uma sessão no cinema e no meio de uma cena de explosões parecer que o cinema todo começou a tremer, calma, ainda não chegou 2012 e você não está no Chile ou no Haiti, é apenas mais uma dessas tecnologias revolucionárias a serem lançadas o tempo todo. o nome desta tecnologia específica é 4D, a teconologia consiste em fazer você usar mais do que os dois sentidos convencionalmente usados durante a exibição de um filme através de estimulos, existindo salas hoje que permitem o uso de (quase) todos os 5 sentidos, como? avatar foi exibido em uma sala destas na coréia, onde nas cenas de explosões as pessoas na sala puderam sentir cheiro de explosivos, além de sentirem suas cadeiras tremendo (como já citei), sentir o vento em uma cena em que ele se mostre presente (avisamos que assistir "e o vento levou" com essa tecnologia pode ser perigoso!) além de mais de outros 30 efeitos por todo o filme, o que também incluía esguichos de agua, lasers e bolhas de sabão. não existe uma lista padrão para o que deve conter numa projeção 4D, qualquer coisa que faça o usuário se sentir integrado ao filme pode ser usado. o objetivo da tecnologia é fazer você se sentir participante do filme.

Tecnologia atual né? nem tanto, essa tecnologia existe desde a década de 80 nos parques da Disney, onde durante as sessões de Captain EO (que era em 3d) fumaça e lasers eram usados durante as sessões.

Infelizmente alguns efeitos podem ser um tanto caros para as salas de cinema o que pode retardar a chegada desta tecnologia por aqui.

interatividade

Sabe naqueles filmes de suspense em que estão você e a sua família assistindo, e que alguém fica gritando na sala: "não vai por aí não, seu burro!", "ele vai te matar, abaixa", "ele está bem atrás de você!", (lembrou daquele episódio do chaves agora né?) e você fica imaginando como é idiota ficar sugerindo o que o personagem na tv deve fazer, pois bem, se o tal filme de suspense for assistido usando essa tecnologia talvez esse idiota que grita para a tv tenha alguma razão, isso porque uma produtora alemã de filmes de terror lançou o filme "Last call" em que o personagem no filme liga para alguém na sala de cinema e pergunta para o telespectador o que ele deve fazer, (subir as escadas, descer, direita esquerdam, etc..) daí quem passa a dizer o que o personagem deve fazer é o telespectador.


Outra experiência bem legal de interatividade que você poide curtir aí na sua casa é a de um vídeo interativo chamado survive the outbreak que fala sobre uma invasão de zumbis, a história não é tão legal mas o interessante neste vídeo é que você pode decidir o destino do personagem criando uma arvore de possibilidades, na qual se você faz a escolha errada ele acaba morrendo. 

Ressureição digital 

Essa tecnologia não é exclusiva das salas de cinema mas ainda assim é uma tecnologia que irá se fortalecer em breve, se imagine em uma sala de cinema assistindo um ultimo lançamento, um filme estrelado por John Lennon, mas o filme não é um documentário e foi totalmente rodado ainda este ano, lembrando que John Lennon morreu há 30 anos, então como pode, será um sósia? mais ou menos, a resposta mais correta é que ele foi ressussitado digitalmente, graças a uma tecnologia que vem sendo desenvolvida pela Digital Domain (uma empresa de efeitos especiais) que permite recriar pessoas digitalment a apartir de imagens e vídeos obtidos, através desta tecnologia é possível rodar filmes com pessoas que já morreram, envelhecer pessoas (como em "o curioso caso de Benjamin Button" cujo os efeitos especiais vieram da Digital Domain) e até mesmo rejuvelhecer pessoas, como no caso do filme que entrará em cartaz em breve "Tron: O legado" em que o papel principal é de Jeff Bridges atual e também é dele, de como ele era em 1982 que foi quando ele rodou o filme Tron original, isto é, ele vai contracenar com ele mesmo no filme.

além disto os herdeiros de Bruce Lee estão negociando a imagem do falecido mestre do caratê (ou kung fu ou outras milhares de lutas milenares japonesa, ou será chinesa?) para que a Digital Domain possa trazê-lo a um filme em breve.


onde já podemos ver esta tecnologia é em exterminador do futuro: A salvação, em que o Schwarzenegger aparece totalmente digitalmente criado por alguns segundos, além deste filme esta tecnologia também foi usada pela primeira vez em 1993 em "O Corvo" neste filme atuou o filho de Bruce Lee, Brandon Lee, o problema é que ele morreu acidentalmente nas filmagens (levando um tiro que deveria ser de festim), a solução para continuar as filmagens foi colocar digitalmente o rosto do falecido num dublê e continuar as filmagens (se duvidar com o corpo do cara ainda no chão).

abaixo o vídeo do Schwarzenegger virtual:

este foi o post mais trabalhoso e mais demorado que eu já escrevi, este post começou a ser escrito há cerca de 8 meses, de lá pra cá eu vim adicionando coisas legais sobre o assunto, na época avatar ainda estava no cinema (ou tinha saído há pouco) e eu tive que adaptar algumas frases sobre o 3D (que era uma super novidade na época) mudar tempos verbais e etc.
e aí, gostou? comenta aí em baixo o que você achou das tecnologias que eu apresentei aqui

2 comentários:

  1. Porra vei, 8 meses e n dava pra colocar maiusculas no inicio das frases? Eh tao dificil assim?

    ResponderExcluir
  2. O bom desse blog é que os autores são os únicos leitores.

    ResponderExcluir