quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

...então é natal, a festa pagã...

http://rickmiraldo.files.wordpress.com/2007/12/papai-noel-malvado.jpg

ah natal; a cidade toda iluminada, os presentes, o panetone (que alias, nunca causou tanta polêmica no meio político), as decorações, principalmente aqui onde a prefeita está determinada em transformar toda a cidade numa verdadeira noelandia, uma festa tão bonita para festejar o consumismo desenfreado e o nascimento de uma figura tão importante para a humanidade, eu estou falando do sol! isto mesmo, neste post você vai descobrir porque o natal não tem nada a ver com Jesus, como diria jack estripador: vamos por partes (obrigado pela piada bruno!). vamos explicar como surgiu alguns dos principais elementos do natal.

diga rápido: quando eu falo em natal quais elementos vêm a sua cabeça? a maioria das pessoas normais responderiam: papai noel, arvore de natal, Jesus, presépios, etc...

vamos começar:

Nascimento de Jesus Cristo: Segundo a Bíblia no Seu nascimento dois pastores no campo tiveram uma visão que os levou até o local de nascimento de Jesus, acontece que o mês de dezembro na época e local onde Jesus nasceu era tão frio que segundo a própria Biblia era impossível ficar de pé do lado de fora, muito menos pastoriar ovelhas, além diso Ele viveu 33 anos e meio morrendo entre março e abril o que significa que definitivamente Jesus não nasceu em nenhum dia de dezembro, existe hoje uma certa discusão sobre a verdadeira data do nascimento, um astronomo que disse ter encontrado a estrela de belém que mostrou onde Jesus tinha nascido disse que ele nasceu em abril entre os dias 13 e 17, porém baseado em alguns fatos bíblicos como o recenseamento que foi narrado na Biblia teria acontecido em agosto e Jesus teria provavelmente nascido no dia 21 do ano 7 a.C.

http://presentepravoce.files.wordpress.com/2008/12/presepio-jen2002-2781.jpg

http://www.cyberwitchcraft.com/image-files/sol_invictus.gif25 de dezembro Bem, se Jesus não nasceu em dezembro então porque festejamos o dia 25? bem, no passado o que conhecemos hoje por natal era um festival cristão conhecido como natividade, porém havia uma discussão entre os cristãos justamente por até hoje não sabermos a data exata do nascimento de Jesus, por isso o festival era festejado por alguns em janeiro e por outros em maio e outros ainda em abril, para acabar de vez com a discussão foi fixada a data em 20 de março embora ainda houvesse uma resistencia por parte de alguns cristãos, o dia 25 de dezembro já era festejado pelo menos 2000 anos antes do nascimento de Jesus, isto mesmo, 2000 anos antes do nascimento. é que entre por volta de 25 de dezembro era comemorada por muitas culturas o solstício de inverno, na grécia começou a ser comemorado em 25 de dezembro de 270 d.C. um culto ao sol invictus, a igreja então com a intenção de despaganizar as coisas decidiu passar a festa do nascimento de Jesus para a data, era como se dissessem: vocês vão continuar comemorando, nós só vamos mudar o motivo da comemoração...


http://sombrasesonhos.zip.net/images/arvoredenatal.gif
Arvore de Natal existe uma história de que certa vez Lutero (ele mesmo!) estava olhando para o céu através dos pinheiros viu que as estrelas através dos pinheiros formavam um lindo colar no pinheiro, maravilhado ele resolveu arrancar um galho (nquela época não havia conciência ecológica), e levar para casa passando então a decorá-lo todo natal para mostrar as criançs como era o céu na noite em que "Jesus nsceu". mas infelizmente a história não é bem assim, os gregos tinhm o costume de enfeitar seus pinheiros para a saturnália que "por uma incrivel coincidência" era festejado até 2 dias antes do nosso querido Natal.



http://thiagosl.files.wordpress.com/2008/12/papai_noel.jpgPapai Noel houve um bispo no século IV que tinha o
costume de ajudar os necessitádos de uma forma inusitada; ele jogava um saco de moedas pela chaminé (depois dele só se viu cair dinheiro do céu de novo, desta vez na forma de aviõezinhos no programa do silvio santos), em 1822 um poema dizia que são Nicolau viajava com suas renas na noite de natal entrando em chaminés alheias, no poema também era resaltada a bondade do velhinho, o design atual do tal velho foi definido pelo cartiunista Thomas Nast que desenhou o papai noel como conhecemos hoje, mas até hoje em alguns lugares da europa o papai noel veste as roupas de um bispo, algumas pessoas se enganam ao pensar que foi a coca-cola que vestiu o papai noel de vermelho, bem, isto não de tudo mentira, acontece que como acabamos de dizer Thomas Nast desenhou o  papai Noel vermelho, mas isso não teria se popularizado tanto se não fose a campanha publicitária da coca cola em 1931 mostrou ao mundo o papai noel de Nast popularizando internacionalmente o gorro vermelho e as cores da coca cola na época mais consumista do ano.

bem, se você ainda acredita em papai noel me desculpe pelo ultimo parágrafo.

depois deste post por favor não pensem que eu sou um atinatalino ou qualquer coisa do tipo, eu gosto do natal como uma época em que toda a cidade fica iluminada, as pessas cantam e tudo mais.

agora pelo menos vocês vão ter um assunto bastante conveniente para falar na ceia, só cuidado para não levar uma panetoneada enquanto estiver falando.

então por ultimo, se a gente não se ver até o final do ano:

um ótimo Natal e um ano de 2010 superpróspero

(caso meu desejo se realize não se esqueçam de mim),

Nenhum comentário:

Postar um comentário