domingo, 6 de setembro de 2009

curta o lado negro da coca cola

sabe aquele velho mito de que no logo da coca cola de trás para frente podemos ler "alô diabo"? bem, eu nunca acreditei nisto, pela coca cola ser uma marca americana não acho que eles se importariam tanto em escrever uma mensagem dessas em português, além de outras coisas, mas sempre achei a marca coca cola em si interessante pela sua influência e pelas lendas criadas em torno da marca, então procurei saber um pouco mais sobre a história da coca cola (quando eu pensei em procurar não era nem para virar um post), descobri por exemplo que a imagem do papai noel como conhecemos hoje foi criada num comercial da coca cola, mas além disso descobri 5 fatos sobre a coca cola no mínimo interessantes:

Fato 1: A coca cola sempre usou folhas de coca em seu refrigerante, mas nega o suposto ingrediente na bebida, bem, mas está ficando cada vez mais difícil de negar, uma vez que a agência peruana antidrogas alega que a coca cola company compra 105 toneladas da droga na bolívia e 115 do peru por ano (o que foi confirmado pelo próprio evo morales, presidente de um país desses aí). e o instituto nacional de criminalistica da polícia federal do brasil realisou um laudo onde concluiu a presença de folhas de coca na bebida, e atualmente há um processo contra a coca cola pedindo a caçassão do registro da marca junto ao ministério da fazenda, e vejam só quem está atrás deste processo: a minúscula fabrica de refrigerantes dolly (aquela do comercial tosco) de quem nós falaremos mais tarde. o pior é que as folhas de coca são o principal ingrediente da bebida, que leva o apelido de "mercadoria número 5" ("mercadoria", que nome suspeito, não?).

Fato 2: A coca cola evita usar crianças menores de 12 anos em suas propagandas (eu nunca havia reparado nisto) por causa de um processo que alegava que a cafeína poderia fazer mal as crianças.

Fato 3: Por causa de seu PH bastante ácido, não é recomendado o consumo durante as refeições. além disso por motivos ainda não tão claros, tomar coca cola diminui o cálcio no seus ossos o que pode resultar em osteoporose e outras doenças ruins (existem doenças boas?).

Fato 4: O presidente da Dolly já foi ameaçado de morte por um ex funcionário da coca cola, tudo por que os refrigerantes dolly estavam tomando uma parcela das vendas que antes eram da coca cola (alguém acredita nisto?), após uma onda de e-mails que difamavam a pequena marca de refrigerantes, o presidente da dolly recebeu a visita de um ex executivo da coca cola que assumiu que a autoria dos e-mail era da coca cola, e dizia que a coca cola iria detonar e estrangular a pequena fábrica de refrigerantes, uma das estratégias seria convencer a fornecedoras a não fornecer matéria prima para a dolly, ele tentou convencer o presidente da fábrica a vender a dolly mas sem sucesso, foi então que ele ameaçou o presidente no diálogo:

"ex funcionário – (…) Eu tinha uma missão que foi dada pelo presidente, o Giganti. (…) A missão era tirar você do mercado. (…) Se você batesse só na Fanta, no Kuat. Mas o problema é que num determinado momento há uma análise de que a Dolly está tirando cliente da Cola, Coca-Cola. (…) No México não tem concorrência.
presidente
– Por quê?
ex funcionário
– Liquida, mata as pessoas todas.
presidente
– Não, não brinca não, mas mata fisicamente também?
ex funcionário – Fisicamente, se for necessário."

sinistro, não? mas o pior é que os diálogos foram gravados em vídeo que hoje está disponível no site da dolly (que eu não consegui abrir), e em outros sites na Internet, aí em baixo tem um vídeo de um programa que comenta sobre o caso, nele você pode ver partes da gravação dos diálogos, o programa é dividido em várias partes, coloquei aqui a segunda parte porque é onde eles começam a mostrar as partes da gravação mas recomendo que vocês assistam desde a primeira parte



mas porque um furo de reportagem desses, do tipo que estamparia a primeira página de qualquer jornal de circulação nacional não ganhou tanta repercussão sendo até desprezado pela maior emissora do Brasil (sim, eu ainda estou falando da rede globo), uma explicação seria que a coca cola é uma das maiores patrocinadoras do país, nós a encontramos na nossa tv no nosso esporte e em outros meios de comunicação, estes poderiam ter ficado com medo da grande marca.

Fato 5: O caso da dolly lembra um outro caso na colombia de um refrigerante desenvolvido totalmente por colombianos chamado coca sek, dizem que o refrigerante feito por indígenas é muito melhor do que a coca cola, além disso ele contém mais calcio do que um litro de leite, mais fósforo do que uma porção de peixese mais ferro do que um prato cheio de espinafre, em pouco tempo a bebida conseguiu vender 40.000 garrafas, o único problema é que a bebida é baseada em folhas de coca mas apesar disso seria totalmente isenta da droga, segundo os seus fabricantes, (espera aí, a própria coca cola também não é baseada em folhas de coca?), bem, além disso a fabrica enfrenta alguns problemas, a começar que a única fornecedora da região decidiu não fornecer mais garrafas para a bebeida (lembra que no caso dolly, uma das estratégias era forçar um boicote das fornecedoras de matéria prima?), logo depois entrou a coca cola com um processo contra a bebida, segundo eles o nome coca está patenteado e não poderia ser usado pela bebida, mas acontece que a palavra "coca" existe há mais de 5000 anos e se referia a uma planta sagrada, além disso tem origem indigena! mas os empedimentos não acabam por aí meu caro amigo, o próprio governo colombiano proibiu a venda de derivados de folhas de coca, o que inclui a coca sek, segundo a nova lei esses produtos não poderiam mais ocupar as prateleira de supermercados e nem ser comercializado no país se limitando apenas as reservas indígenas, mas a coca cola continua nos supermercados, (se lembra quando eu disse lá em cima que a coca cola compra mais de cem toneladas de folhas coca por ano do país? seria o suficiente para controlar o governo?) por causa disso pode ser que a coca sek nunca ocupe um lugar em nossas prateleiras brasileiras.

http://stopthedrugwar.org/files/cocasek.jpg

será que depois de tudo isso você vai ficar com receio do próximo gole? que nada, quem é que liga para tudo isso? o legal mesmo é viver "o lado coca cola da vida".

abraço

10 comentários:

  1. loool
    Caraca leandro, escreveu bem pakas ^^

    Ficou muito shoow :D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. vlw fukato, este post teve uma repercursão do caramba, preciso corrigir alguns erros de digitação (para não dizer "de português")

    ResponderExcluir
  4. Fica procurando pêlo em casca de ovo, coca cola foi eleita o melhor líquido do mundo, superando até a própria água, ou você é um ex-funcionário fustrado da coca ou é funcionário de alguma outra marca que tenta ser concorrente, até porque concorrência não existe para coca-cola. Se liga.

    ResponderExcluir
  5. ae sabe porque na foto tem varias pepsis contra 1 coca? porque se tivessem 2 cocas a coca ganhava

    ResponderExcluir
  6. melhor que água é chutar o saco sua anta.
    Nada é melhor que água.
    Só falta vc fala q a água do mundo pode acabar que tu toma coca
    ¬¬

    ResponderExcluir
  7. esssa história é orivel!!!!!então nunca toma coca cola !!!!

    ResponderExcluir
  8. por causa dos comentários postados aqui vou agora responder a cada um que ainda não foi respondido.

    em primeiro lugar obrigado por todas as ofensas.

    e em sugundo lugar como eu já havia escrito em outras postagens em particular na postagem a garrafa mais segurada do mundo (se quiser ler procure na nossa ferramenta de busca).

    ao anônimo1: eu sou realmente um ex-funcionário frustrado da coca cola e atualmente trabalho na Pepsi, tento através deste blog derrubar uma das maiores empresas do mundo com o fim de que todo mundo tenha que se contentar com uma marca de refrigerante que estou prestes a criar que será identica a coca, ah, como vc disse no seu comentário que a coca-cola foi eleita o melhor líquido do mundo, superando até a agua, passarei a partir de agora a substituir toda a agua que eu tomo por dia por coca-cola (quem precisa de estômago e ossos saudáveis?).

    anonimo 2: sem comentários.

    anonimo 3: vc parece ter personalidade forte.

    anonimo 4: horrível é o seu português.

    ResponderExcluir
  9. Viciados em Coca se sentindo ofendidos. Kkkkkk Eu bebo Coca em comemorações familiare, mas sem bem do que se trata a empresa. Toda grande empresa é assim.. E cara, seu post ta sim muito bom. Gente que critica mas não dá conselhos de melhora não devem ser levados a sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de falarem de meu portugues, saibam que é o teclado. Kkkk

      Excluir